sexta-feira, 19 de novembro de 2010

EIXO VII

Reportando a este eixo encontrei a Interdisciplina de Linguagem e Educação que apresentou relação com o tema do meu TCC.
A proposta da Interdisciplina de Linguagem e Educação me orientou para diferenciar o letramento e o alfabetismo, pois estes se confundem. Para que alcancemos nossos objetivos na alfabetização e letramento, temos que estar preparados para realizar um processo que esteja voltado à realidade dos alunos.
Na Interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos, me fez refletir o que realmente essa modalidade tem de diferente de outras. Em primeiro lugar é a valorização do indivíduo, com sua bagagem, o respeito por sua trajetória de vida.
A Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação também nos remete ao conceito de especificidade cultural, onde nos chama a atenção para a realidade, o conhecimento que devemos ter do público que atendemos na escola, pois mais uma vez precisamos conhecer nossos alunos, para então saber o que “planejar”, “para que” e “como”.
Diante do estudo de todas estas interdisciplinas foi possível destacar alguns conceitos estudados neste semestre como: especifidades culturais, realidade, linguagem social, letramento e alfabetismo, individualidades de cada aluno, valorizar a bagagem, a história, o conhecimentos prévio, respeitar a cultura surda. A partir da concretização desses conceitos é possível propiciar uma educação de qualidade, na qual o aluno terá condições de se tornar um cidadão crítico e atuante na sociedade.

2 comentários:

Roberta disse...

Elenice!!

Que textos e autores te ajudaram nesse semestre? Cita conceitos, mas não os explicas, sugiro que complete essa postagem trazendo as definições desse conceitos e os autores estudados.

Abraços
Roberta

156843 disse...

Olá Roberta,
fiz essa reflexão baseada nos textos estudados na interdisciplinas, porém acabei esquecendo de colocar as referências e autores estudados, que são:

GURGEL, Thais.Tem um monstro no meio da história. As histórias,sob a ótica das crianças.In: REvista Nova Escola. Agosto,2009.
KLEIMAN. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola.2006

Abraços
Elenice