sexta-feira, 26 de novembro de 2010

EIXO VIII : Estágio

Desenvolvi meu estágio na Escola de Educação Infantil Abelhinha,com uma turma de Pré escolar de 4 anos.
Iniciei o estágio um pouco insegura, era minha primeira experiência na Educação Infantil, então procurei me informar mais sobre a mesma, lendo e conversando com professores dessa área.
Procurei fazer os planejamentos baseados nos conteúdos propostos pela escola, nas aprendizagens adquiridas durante o curso, sem deixar de levar em consideração a necessidade, interesse real da turma, do aluno.
Fiz um projeto sobre hábitos de higiene, com ele trabalhei as primeiras semanas de aula, nas quais pude observar o quanto minha turma era bem desenvolvida, com muitas informações sobre cada assunto que eu colocava para discussão. Procurei sempre, primeiro ouvir os conhecimentos que eles possuíam sobre determinado tema que eu iria abordar.
Acredito que a função do professor é mediar o conhecimento e não transmitir, para que isso ocorra com os alunos de educação infantil é primordial que conheçamos a realidade, a curiosidade, o interesse de nossos alunos, para que a aprendizagem ocorra de maneira prazerosa.
Algo que me marcou bastante em relação à educação infantil foi perceber a importância do brincar e observar. Com o passar das aulas fui constatando o quanto brincar é importante para o desenvolvimento das crianças, pois é através da interação com os colegas que a autonomia de cada um vai se desenvolvendo, as aprendizagens vão acontecendo.
Foi neste período que decidi o tema principal do meu TCC: Brincar na Educação Infantil.
Através da observação das brincadeiras dos alunos, foi despertando em mim a curiosidade sobre este tema, qaunto mais ei lia sobre o assunto, mais eu achava interessante.
Segundo Vygotsky,sobre as brincadeiras de faz-de-conta:

“Quando a criança imita a forma pela qual o adulto utiliza instrumentos e manipula objetos, ela está dominando o verdadeiro princípio envolvido numa atividade singular. Nesta perspectiva, a brincadeira de faz-de-conta permite, por exemplo, que a criança execute uma tarefa mais avançada do que a usual para a sua idade. Quando a criança põe a mesa ao brincar de casinha, ela está desenvolvendo uma habilidade que poderá ser útil para a vida adulta.” (Vygotski, 1984)

No período do estágio, a arquitetura/atividade que teve maior impacto na aprendizagem de meus alunos foi a que envolveu as saídas de campo. Era nesses momentos, que eu observava a total integração dos alunos, onde eles não se contentavam só em escutar, observar, mas também queriam saber mais, faziam questionamentos sobre tudo que aguçava sua curiosidade.
Para Piaget (1987), só existindo a interação do sujeito com o objeto é que haverá a transformação na maneira de pensar e agir. Isso só acontece quando o aluno deixa de ser um expectador e ele passa a ser o sujeito da ação.

Nenhum comentário: