segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EIXO IX

Neste semestre realizei meu TCC - trabalho de conclusão do curso com o tema “Como se evidenciam os efeitos do brincar nos processos de interação entre as crianças nos espaços da Educação Infantil”, trata este trabalho sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança e também dos efeitos do brincar nos processos de interação e de aprendizagem, entre as crianças nos espaços de Educação Infantil. O trabalho fundamentou-se em teóricos como Euclides Redin, Piaget,Vigostky, Wallon,Tania Fortuna, os quais me ajudaram a estabelecer um diálogo entre a teoria e a minha prática. Assim, partindo da análise da minha prática pedagógica, mediada pelo referencial teórico que mencionei, construí minha pesquisa que teve um caráter qualitativo, na modalidade estudo de caso, pois me detive na análise dos registros em meus planejamentos e reflexões, nas observações e conclusões das conversas, atividades desenvolvidas, rotinas diárias na escola campo de estágio.
Com base nos estudos e nas questões norteadoras levantadas, nos estudos teóricos constata-se que o brincar é fator didático altamente importante no processo ensino e de aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento da autonomia, solidariedade, limites auto-estima e efetividade.

Nenhum comentário: